PPGE-UNINOVE DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO SERTÃO DO CEARÁ

Provocado pelo convite dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, no sentido de informar e analisar se o destaque positivo e até referencial das escolas de educação básica do Ceará é uma realidade ou uma mera propaganda política, na tarde de 4 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE teve a honra de receber o Professor Doutor Casemiro de Medeiros Campos para a aula magna intitulada "Educação Referencial no Sertão do Ceará". Esta palestra foi especialmente dirigida aos pesquisadores (docentes e estudantes) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da mesma universidade

O Professor Casemiro apresentou um panorama das políticas públicas educacionais cearenses que, ao longo das últimas três décadas, têm promovido um notável progresso na alfabetização na idade adequada, por meio da formação continuada e de avaliações diagnósticas sistematizadas pelo estado do Ceará, abrangendo estudantes do 2.º, 5.º e 9.º ano do Ensino Fundamental.

Os resultados positivos obtidos em avaliações institucionais de larga escala pelos municípios do sertão cearense refletem um delicado equilíbrio na gestão de fundos federais, estaduais e municipais, especialmente voltados para a carreira do magistério e para a formação continuada. Estas iniciativas asseguram que os estudantes aprendam a ler palavras, frases e textos curtos; saibam localizar informações explícitas em textos breves (até seis linhas), como bilhetes, crônicas e fragmentos de contos infantis e compreendam informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal, além de dominarem as operações básicas de matemática.

Em 2021, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apurado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede pública de ensino do Ceará manteve-se como a melhor do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6.º ao 9.º ano) e alcançou o segundo lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1.º ao 5.º ano), em um período de impactos nocivos gerados pela pandemia da Covid-19.

O palestrante destacou a importância da continuidade de políticas públicas assertivas e sustentadas na Educação Básica, mesmo diante de mudanças partidárias na administração pública estadual e municipal. Entre as políticas mencionadas estão: a sistemática de avaliação; o investimento na formação continuada alinhada às necessidades da sala de aula; a gestão escolar eficaz; a responsabilização pública; o foco na aprendizagem dos alunos; e as avaliações de larga escala vinculadas a premiações para escolas e professores.

Ao final da apresentação, o Professor Casemiro Campos respondeu a diversas perguntas dos professores e pesquisadores dos dois programas de educação da UNINOVE, enriquecendo ainda mais o debate sobre os desafios e avanços da educação no sertão cearense.