Vice-presidente fala sobre Gestão de Saúde, no Brasil e destaca papel dos futuros médicos

No dia 19 de fevereiro, às 19h, no auditório do Campus Vergueiro, da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), foi ministrada Aula Magna sobre "Gestão de Saúde", pelo vice-presidente da República, Prof. Geraldo Alckmin, para os ingressantes do curso de Medicina dos campi Mauá, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Vergueiro e para os estudantes de Bauru, a transmissão foi online.

Durante os 50 minutos de aula foram destacados os princípios da Seguridade Social conforme a Constituição de 1988, enfatizando que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Ressaltado o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e a possibilidade de recurso aos serviços privados quando necessário, com preferência para entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.

Foram apresentados dados comparativos sobre os gastos com saúde pública em relação ao PIB de diversos países, destacando que o Brasil investe 4,5% do seu PIB nessa área. Também foram abordados temas como o encarecimento da saúde devido à transição demográfica, epidemiológica e a incorporação tecnológica.

Destacou-se o aumento da esperança de vida da população brasileira ao longo das décadas, ressaltando os avanços e desafios enfrentados, especialmente com o envelhecimento da população. Foi mencionada a relevância das Organizações Sociais (OS) na prestação de serviços de saúde, exemplificadas por instituições como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e o Hospital Pérola Byington.

Alckmin celebrou a crescente presença das mulheres na medicina, destacando figuras históricas como Rita Lobato Freitas e a Profa. Dra. Angelita Gama. A aula magna teve como objetivo apresentar aos estudantes de Medicina da UNINOVE um panorama nacional e mundial da saúde pública, seus avanços, desafios e as perspectivas para os futuros profissionais da saúde no Brasil.

Formado em Medicina, o gestor público, que atuou como professor titular dos cursos de Medicina nos seis campi da UNINOVE, ressaltou a crescente preocupação com o avanço da dengue no Brasil, destacando o papel crucial de cada indivíduo nessa batalha. Além disso, enfatizou os notáveis avanços da pesquisa científica nacional, que já resultaram no desenvolvimento de uma vacina tetravalente atenuada contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). No entanto, lamentou a escassez de recursos para uma imunização em massa. Instigou os futuros médicos a não apenas tratarem os sintomas, mas também a se engajarem ativamente na prevenção e na promoção da saúde pública, contribuindo para a construção de um país mais resiliente e saudável para todos.

Ao parabenizar os futuros médicos da UNINOVE, encorajando-os a abraçarem o desafio com determinação e compaixão. Em um mundo em constante mudança, os atuais alunos serão agentes de transformação, lutando pela saúde e bem-estar de cada indivíduo. E pediu para que não esqueçam do privilégio e da responsabilidade que é cuidar da vida humana. Desejando que suas jornadas sejam marcadas pela busca incessante pelo conhecimento, pelo comprometimento com a ética e pela entrega ao serviço à comunidade. Para que sejam a luz que ilumina o caminho daqueles que necessitam de cura e conforto.

A UNINOVE sabe que o futuro da medicina está em nas mãos da juventude, e temos a confiança plena de que a formação de excelência que receberão, nos próximos anos, moldará, com excelência e humanidade, os novos médicos.