Semana Gastronômica UNINOVE 2024

Tendências e Oportunidades do Mercado Vegetariano e Muito Mais

Entre os dias 17 a 20 de junho, no campus Memorial, aconteceu a Semana Gastronômica UNINOVE 2024. O evento reuniu diversos especialistas e ex-alunos do curso de Gastronomia da Universidade Nove de Julho com estudantes do curso de Tecnologia em Gastronomia das modalidades presencial e EaD, com o objetivo de compartilhar suas experiências e insights sobre o mercado de alimentos. Uma programação de excelentes oportunidades para expandir os horizontes profissionais, dos futuros chefs de cozinha.

No dia 17 de junho às 19h00, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com a nutricionista Priscilla Fernandes, da empresa Vida Veg. Egressa do curso de Nutrição (turma de 2012), Priscilla abordou o crescimento do mercado vegetariano e suas implicações para a gastronomia brasileira e mundial. Durante o evento, os participantes puderam degustar produtos VidaVeg e aprender sobre como aproveitar este nicho em ascensão para se destacar no mercado de trabalho. A palestra teve como objetivo desmistificar preconceitos, expandir a memória gustativa e oferecer soluções para cardápios isentos de proteína animal.

Na terça-feira, 18 de junho, às 19h00, tivemos uma roda de conversa com egressos do curso de Gastronomia sobre o tema "Mercado de Trabalho na Gastronomia". Este encontro contou com a presença de ex-alunos que se destacam na área, incluindo Elaine Fernandes, Personal Chef; Elaine Francelino, cozinha esportiva; Wilson José Fernandes da Conceição, Chef Confeiteiro vencedor do programa "que seja doce''; Alex Sandro dos Santos Sotero, do restaurante Mocotó (São Paulo); e Daniel Ramon, do Hotel Rosewoods (São Paulo).

Na quarta feita, 19 de junho, o chef empreendedor Marcos Livi emocionou os alunos com sua paixão pela gastronomia e seus ensinamentos sobre empreendedorismo.

Na quinta-feira, 20 de junho, às 19h00, a Professora Jane Glebia e a formanda Suzimeire apresentaram um workshop sobre "Como Precificar Bolo de Laranja e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos". Durante a sessão, os participantes aprenderam técnicas de boas práticas na manipulação de alimentos, preparo e precificação de bolo de laranja, além de informações sobre os utensílios e embalagens adequados para bolos.

Só estudantes da Gastronomia UNINOVE contam com networking com grandes nomes da gastronomia e nutrição, e ainda compartilham com você, algumas receitas do cardápio elaborado para a Semana Gastronômica UNINOVE 2024.

Olha que delícia a Receita de Bolo de Laranja, da graduada pelo curso de Tecnologia em Gastronomia UNINOVE, Suzimeire Aparecida de Souza.

Bolo de laranja

  • 6 ovos
  • 300 gramas de farinha de trigo
  • 240 gramas de açúcar
  • 100 ml de suco de laranja
  • 85 gramas de laranja descascada e sem semente
  • 1 pitada de sal
  • 12 gramas de fermento químico

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e despejar em uma assadeira untada. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus C por cerca de 30 minutos, e está pronto um delicioso bolo de laranja.

A tradição está presente com o Pão Babka, de origem judaica, elaborado pelo aluno do 3ºsemestre de Gastronomia, Thiago Pinto de Jesus, de origem judaíca.

  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 18 g de fermento biológico
  • 10 g de sal
  • 120 g de açúcar
  • 120 g de manteiga
  • 450 g de água ou leite

Modo de preparo:

1 - Fazer uma esponja com 200g da farinha, o fermento, e 150g de água receita deixar o fermento desenvolver por 30 minutos.

2 – Usar 100 g de farinha de trigo acrescentando água at [e formar um mingual e reservar na geladeira coberto com plástico filme. Essa técnica se chama "Tangzhong", traz mais maciez ao seu pão.

3 – Com o fermento preparado, Tangzhong frio, iniciar a massa. Com o restante da farinha, açúcar, sal, o pré-fermento e o Tangzhong. Depois de tudo misturado, colocar o restante da água.

4 - Sovar a massa, até ela desenvolver o ponto de véu (é o estágio que a rede de glúten está formada) e então acrescente a manteiga aos poucos, sempre deixando absorver antes de acrescentar mais.

5 – Colocar a massa em um recipiente untado com um fio de óleo ou manteiga, e deixar descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.

6- Dividir a massa em dois pedaços e abrir com um rolo em uma superfície untada com óleo e rechear com goiabada, doce de leite ou com seu recheio preferido, passando por toda a massa.

7 – Enrolar a massa como um rocambole, cortar ao meio e trançar.

8- Cortar a massa no meio, depois trançar.

9– Colocar a massa em uma assadeira untada e deixar fermentar por cerca de uma hora.

10 – Assar em forno pré-aquecido a 180 graus C por cerca de 45 minutos.