Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Programa de Mestrado em ¨Cidades Inteligentes e Sustentáveis¨, está com inscrições abertas, é a proposta da UNINOVE para enfrentar, de forma inovadora, os desafios do planejamento urbano das cidades no Século XXI..
A Universidade Nove de Julho - UNINOVE lança edital de processo seletivo para o programa de Mestrado Cidades Inteligentes e Sustentávei (PPG-CIS), com bolsa integral.
Trata-se do primeiro e único mestrado[1] na área de Planejamento Urbano da CAPES/MEC na cidade de São Paulo. É o único Programa de Mestrado do país, a pesquisar temas relativos às smart cities, cujas interfaces se conectam tanto às diretrizes da política urbana (funções sociais da cidade, justiça social, democracia urbana e sustentabilidade) quanto com seus desafios concretos, vistos a partir de um horizonte amplo de abordagens: da moradia num contexto de desigualdades socio-territoriais à mobilidade urbana, da eficiência energética aos modos de uso e de apropriação do território.
Trata-se de uma agenda prioritária no Brasil, posto que 84, 72% da população brasileira mora em área urbana, isto é, em 5.568 municípios (Fonte: IBGE).
O programa se baseia na ideia que a cidade é a mais fantástica invenção da inteligência humana, que foi (e é) capaz de promover formas de interação social potencialmente transformadoras e revolucionárias. A partir dessa leitura, a cidade deixa de ser apenas o palco onde as relações sociais acontece: ela também os induz, por meio de seu desenho e forma de organização
São três Linhas de Pesquisa que ajudam a organizar a agenda de investigação científica em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, no Brasil: Regulação Indutora; Instrumentos Urbanos e Políticas Públicas, cujo objetivo é compreender como a regulação do espaço urbano pode induzir um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e sustentável; espaço urbano, sociedade civil e democracia, que visa identificar o lugar da sociedade civil na formação de inputs para qualificar a tomada de decisão em política urbana - afinal, cidades inteligentes devem, necessariamente, melhorar a compreensão das pessoas sobre a cidade e seus desafios; e inovação aplicada ao planejamento urbano, cuja proposta é identificar o papel da tecnologia na construção de cidades que potencializem o acesso aos benefícios da urbanização, sem torná-las um fim em si mesmo.
O Módulo Internacional compartilha saberes e investigações sem fronteiras, com Instituções de Ensino Superior de diversos países, tais como: Alemanha, Israel e Colômbia, mas com forte priorização das experiências gestadas no chamado Sul Global, cujos espaços de aplicação são semelhantes, em termos de desafios e potencialidades, àqueles observados no Brasil.
Ao longo dos últimos 7 anos,o PPG-CIS UNINOVE formou diversos quadros da Administração Pública, incluindo servidores públicos, gestores e secretários municipais de diversas cidades do país. Como exemplos, temos a ex. secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Claudia Carletto, e o secretário Municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula. São nossos alunos, ainda, a secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina Souza, o presidente da São Paulo Urbanismo, Cesar Azevedo, o secretário Municipal de Governo de São Caetano do Sul, Jefferson Costa, a ex. secretária Municipal de Governo de São Caetano do Sul, Marília Marton Correa, o ex. secretário Municipal de Meio Ambiente do Guarujá, Sidnei Aranha, e o prefeito de Guarulhos, Guti.
O PPG-CIS UNINOVE é inteiramente custeado com recursos da UNINOVE, que fornece bolsas de estudo integrais a todos os alunos matriculados no programa.
[1] Os demais programas são aderentes à área de Arquitetura e Urbanismo. Por vocação, é um programa comprometido com a pesquisa aplicada e de impacto social.