FISIOTERAPIA UNINOVE REALIZA AÇÃO NA CASA 1

Estudantes do 7º semestre de Fisioterapia da UNINOVE, do Campus Memorial realizaram, sob supervisão, uma importante ação de saúde comunitária na Casa 1 – República de Acolhida, com foco no controle de doenças crônicas por meio de exercícios em grupo. Participaram da ação Eduarda Carine Faria Lima, Natália Profeta dos Santos, Mariane da Silva Martins, Larissa Lino Gomes e Douglas Fernando Francklin de Souza, que aplicaram na prática o conhecimento adquirido ao longo do curso para beneficiar a saúde e o bem-estar da população LGBTQI+ atendida pela Casa 1.

Um Espaço de Acolhimento e Inclusão

Fundada em 2017, a Casa 1 é um projeto dedicado à acolhida de jovens LGBTQI+, entre 18 e 25 anos, que enfrentam vulnerabilidade após serem expulsos de casa por suas famílias devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero. Durante o período de acolhimento de até quatro meses, os jovens recebem suporte em saúde, educação e empregabilidade, com foco na promoção da autonomia.

Além da residência, a Casa 1 conta com um Centro Cultural que oferece uma programação diversificada, abordando questões de raça, classe e identidade de gênero, com atividades gratuitas e abertas ao público. A Clínica Social, criada em 2018, proporciona cuidados de saúde mental, atendendo tanto aos residentes quanto à comunidade em geral com serviços como psicoterapia e plantões de escuta.

O Impacto dos Exercícios Físicos no Controle de Doenças Crônicas

A ação, organizada pela UBS Humaitá, teve como objetivo promover o controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por meio de exercícios físicos em grupo. Para Alvina Cirilo, assistente social da Casa 1, “o apoio dos estudantes da UNINOVE, junto à dedicação dos voluntários da Casa, é essencial para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos jovens atendidos, auxiliando-os a recuperar sua autonomia e autoestima.