O CACAU É DAS AMÉRICAS CENTRAL E DO SUL, O BRIGADEIRO É BRASILEIRO E A GASTRONOMIA É DA UNINOVE

É incerto se o cacaueiro, nativo da Amazônia, é o mesmo que foi cultivado na região central das Américas, onde se tornou parte integrante da cultura e da economia. Suas sementes eram usadas como moeda, sendo uma das mais valiosas commodities entre os povos pré-colombianos.

O cacau era utilizado pelas civilizações Maias e Astecas, que o valorizavam como alimento sagrado e moeda de troca. Os astecas realizavam cerimônias e rituais envolvendo o cacau, preparando bebidas especiais como o "xocoatl", consumidas em contextos religiosos e sociais. O ritual do cacau faz parte de celebrações por essas culturas e presente na cultura amazônica, até hoje.

Foi apenas no século XVI, com a chegada dos europeus à América, que o cacau foi transformado em chocolate, ao ser adoçado e adaptado ao gosto europeu.

O cacau é a matéria-prima do chocolate, fonte para um doce genuinamente brasileiro: o brigadeiro. Quem estuda gastronomia na UNINOVE mergulha na cultura, nas técnicas e nos sabores, explorando a diversidade culinária, aprendendo práticas profissionais e desenvolvendo habilidades criativas e inovadoras, inclusive para um clássico como o brigadeiro.

Fonte: Reposítório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.