O DEZEMBRO FICOU VERMELHO NA UNINOVE


Desde 2017, foi instituída a Campanha Dezembro Vermelho, como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante todo o Ano Letivo de 2023, os Ambulatórios em parceria com o Curso de Enfermagem e Medicina, promoveram ações educativas sobre diversas doenças, e agora, justamente no final do Ano Letivo, foi possível fazer uma campanha educativa, sem constrangimento.

Ontem (12/12), alunas e alunos da graduação em Enfermagem dos 7º e 8º semestres, em colaboração com os estudantes do Curso Técnico de Enfermagem, cumpriram um papel fundamental em prol da conscientização, informação e esclarecimento de dúvidas, a partir da elaboração de materiais educativos, cuidadosamente projetados para orientar e elevar a consciência da comunidade sobre tópicos relevantes.

A ação também disponibilizou 500 preservativos (camisinhas masculinas e femininas) para pacientes das Clínicas de Odontologia e Medicina, para toda a Comunidade Acadêmica da UNINOVE, além da comunidade do entorno do Campus Vergueiro, tendo em vista os dados preocupantes sobre a situação do HIV/Aids, no Brasil.

Em consonância com o que o Ministério da Saúde preconiza, o uso de preservativo (camisinha masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, só em 2022, o país registrou 10.994 óbitos que tinham o HIV como causa básica, e em 2021, foram 11.515 mortes, sendo que além da prevenção por preservativo, há ainda o tratamento precoce que inibe o avanço da doença.

O controle desta epidemia (HIV) fez do Brasil, uma referência mundial, daí o empenho dos estudantes mesmo no final do semestre, para que a política nacional de combate da Aids e ISTs faça parte da rotina da Atenção Primária à Saúde.

Com tratamento correto, as pessoas vivem mais e melhor. Em caso de dúvidas procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.

#saúde #aids #ists #dst #conscientização #dezembrovermelho #sexoseguro #camisinha