Estudantes promovem campanha de avaliação da saúde renal na UNINOVE

Estudantes de Medicina, do 3º ao 8º semestre, de Medicina Vergueiro, integrantes da Liga Acadêmica de Nefrologia e alunos do 7º semestre de Enfermagem dos campi Memorial, Vergueiro e Vila Prudente, supervisionados por professores, promoveram e participaram, respectivamente, da campanha Seus Rins Estão Ok? A iniciativa teve como objetivo avaliar fatores de risco para a doença renal crônica junto à comunidade acadêmica da Universidade Nove de Julho e à população usuária do Ambulatório de Saúde UNINOVE.

O atendimento ao público foi estruturado em diversas estações, os estudantes de Medicina e Enfermagem promoveram uma anamnese completa, medição de dados antropométricos, aferição da pressão arterial, teste glicêmico, análise de urina e pH, medição da creatinina e atendimento clínico, com encaminhamentos para o Ambulatório de Saúde do campus Vergueiro, quando necessário.

O protagonismo estudantil deste tipo de atividade acadêmica contribui para a formação profissional dos alunos, fortalece os projetos de extensão, estimula a pesquisa científica e incentiva o debate de temas vinculados à saúde pública, promovendo um avanço no conhecimento por meio de abordagens transdisciplinares e multidisciplinares.

Para os participantes, a experiência prática foi enriquecedora. “É muito gratificante aplicar o conhecimento adquirido, escutar e atender a população”, comentaram os estudantes de Medicina e Enfermagem.

O estudante Marcos Vinícius, do 5º semestre de Medicina, contou que seu interesse pela saúde renal surgiu do convívio com um tio que atende pacientes em tratamento de hemodiálise. Já Lorrany Moraes, do 6º semestre, revelou que a motivação veio de um caso de doença renal na família.

A aluna Geovanna Lopes, do 7º semestre de Enfermagem do campus Vila Prudente, destacou a importância da vivência prática: “Esse contato com a realidade da saúde amplia nosso aprendizado¨. Para Ynahe Cristine, que já concluiu o curso Técnico em Enfermagem e a graduação em Enfermagem e agora cursa o 7º semestre de Medicina na UNINOVE, “é muito gratificante gerar impacto social e ganhar mais experiência, tanto para estudantes quanto para profissionais da saúde.”

Segundo a aluna Viviane Pin, presidente da Liga Acadêmica de Nefrologia, a entidade realiza campanhas sobre doenças renais há quase 20 anos e durante o evento do dia 26 de março, foram identificados e encaminhados pacientes com sinais de proteinúria (excesso de proteína na urina) e hematúria (presença de sangue na urina), que podem indicar alterações renais, hipertensão ou diabetes.

A nefrologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, especialmente aquelas que afetam os rins. Com ações como essa, a UNINOVE reafirma seu compromisso com a saúde da comunidade e com a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios da medicina e da enfermagem.

Parabéns para todas as alunas e alunos dos cursos de Saúde da UNINOVE, que participaram deste importante mutirão em prol da saúde renal humana.