Área de Concentração
Estratégias em Organizações
Considerando os fatores críticos de sucesso do PPGA UNINOVE, decorrentes das suas políticas de autoavaliação e de planejamento, e a Política de Pós-graduação brasileira vigente, que prioriza o desenvolvimento de uma ciência com impacto, a área de concentração Estratégia em Organizações estabelece a integração crescente e consistente entre as linhas de pesquisa do programa e os projetos-eixos dos professores.
Sendo assim, como competência central do PPGA UNINOVE, sua área de concentração prioriza a geração de soluções estratégicas, a partir de atividades de ensino e de pesquisa, para que as organizações possam inovar, empreender e alcançar resultados competitivos, com foco no cliente.
Para tanto, são adotados, no projeto pedagógico do programa, os seguintes fundamentos: abordagem multidimensional nas linhas de pesquisa (micro, meso e macro); desenvolvimento de atividades acadêmicas, priorizando: os avanços teóricos, práticos e sociais, bem como os fenômenos contemporâneos; e uso de metodologias inovadoras.
Linhas de Pesquisa
No PPGA UNINOVE, a ênfase é dada ao estudo das estratégias, capazes de adaptar e direcionar as organizações em ambientes complexos e de ampla dinâmica evolucionária, cujo recorte se dá em linhas de pesquisa, instituídas em 2008 e aprimoradas no decorrer dos anos, assumindo, em 2021, uma nomenclatura atualizada, preservando os preceitos teóricos seminais e avançando em fenômenos contemporâneos, a saber:
LP1 - Tomada de Decisão e Gestão Estratégica (TDE);
LP2 - Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis (IEN); e
LP3 - Consumo, Tecnologia e Transformação Digital (CTT).
Projetos-Eixos
O projeto-eixo tem a característica de ser construído ao longo da vida docente, assumindo um caráter mais permanente, ou de longo prazo. Essa forma de organizar as pesquisas facilita a vinculação e o alinhamento da produção intelectual do docente e das dissertações e teses por ele orientadas. Em outras palavras, passa-se a alinhar, de forma natural, o tema de pesquisa do aluno ao projeto-eixo do professor, e não o contrário.